Entre em contato pelo whatsapp e tire suas dúvidas. Taubaté/SP
Psicóloga, Pós-graduada em Neuropsicologia
CRP 06/124960
Locais de Atendimento:
Audioclin
Rua Claro Gomes, 26 - Jabuticabeiras - Taubaté/SP.
Unity
Rua Paraguai (ao lado do laboratório SACE) - Jardim das Nações - Taubaté/SP
Atendimento Online
Entre em contato e agende sua consulta: (11) 9 3271 9553
Instagram: @psicristinadesantana
Avaliação Neuropsicológica em Crianças e Adolescentes
Avaliação Neuropsicológica investiga se o desenvolvimento das funções cognitivas está compatível com a idade, escolaridade e história de vida da criança ou do adolescente.
A necessidade desta avaliação pode ser percebida e solicitada pela escola, pelo pediatra ou neuropediatra, fonoaudiólogo, psicólogo, ou também pelos próprios pais da criança, que podem suspeitar, ter dúvidas sobre o desenvolvimento de seu filho.
Muitas vezes, a solicitação para esta avaliação suge, quando há suspeita de Transtorno do Neurodesenvolvimento, como por exemplo, os mais falados atualmente: TDAH, TEA, Transtorno de Aprendizagem. É importante que seja feita de forma multidisciplinar, ou seja, juntamente com outros profissionais que também atendem a criança/adolescente.
Nesta avaliação, mapeio as forças e fraquezas cognitivas, emocionais e comportamentais, por meio de instrumentos padronizados e raciocínio clínico.
As avaliações que realizo, investigo: inteligência, atenção, percepção, funções executivas, memória, linguagem, velocidade de processamento, desempenho escolar, habilidades sociais, praxias, personalidade, afetividade e emoções.
O objetivo desta avaliação não é definir um diagnóstico, mas sim realizar as intervenções necessárias para que a criança/adolescente tenha um melhor prognóstico, com o aproveitamento dos fatores relacionados a neuroplasticidade (capacidade de aprender e se reprogramar). Esta avaliação também auxilia médicos especialistas no levantamento de hipótese diagnóstica e/ou no diagnóstico diferencial.
Ou seja, a partir desta avaliação, dos dados levantados, é possível fazer o encaminhamento assertivo.
Psicoterapia
Cada pessoa tem um jeito único de pensar, agir, sentir, e o entendimento destas diferenças e a aceitação de alguns fatores, contribuem para o crescimento e desenvolvimento pessoal. Atuo com a abordagem Cognitivo Comportamental, uma abordagem estruturada, diretiva, com metas claras, definidas de acordo com a individualidade de cada paciente. Aqui é o seu momento de trabalhar comigo, pontos em sua vida que merecem atenção, mudanças, ressignificação. Lembre-se sempre, você é o único responsável pela sua mudança.
Na Psicoterapia trabalharemos juntos o autoconhecimento, autoconfiança, autoimagem, traumas, conflitos, inteligência emocional, problemas com relacionamentos (pessoal, amoroso, profissional, pais e filhos, etc.), fobias, depressão, ansiedade, psicopatologias em geral, promoção da saúde mental, são alguns dos diversos temas tratados em psicoterapia.
Cada vez mais, as pessoas estão entendendo a importância da psicoterapia, e deixando de lado alguns preconceitos (pré conceitos) acerca deste tema. A psicoterapia auxilia no enfrentamento de problemas, na descoberta de seus pontos fortes e nos que necessita melhorar, bem como nas mudanças de comportamentos e atitudes.
Se permita melhorar, entenda que o conceito de saúde vai além dos exames laboratoriais, saúde significa bem-estar físico, mental (emocional), e social. Vamos juntos em busca da sua qualidade de vida.
Atendo Adultos, Adolescentes e Crianças.
Estimulação/Reabilitação Cognitiva
Tratamento medicamentoso não é a única opção para os Transtornos do Neurodesenvolvimento, como TDAH e Transtorno de Aprendizagem, entre outros.
Nas sessões de estimulação ou reabilitação cognitiva, utilizo técnicas para desenvolver, aprimorar, capacitar, a criança ou adolescente, a superar suas dificuldades pontuais em cada área afetada, seja ela a memória, a atenção, concentração, flexibilidade cognitiva, a impulsividade, entre outras questões.
Nesta estimulação, podemos perceber a evolução no desempenho escolar, nas habilidades sociais, na regulação emocional, ou seja, seu impacto é percebido no cotidiano do paciente.
Devemos levar em consideração e aproveitar este momento de desenvolvimento cognitivo, no qual temos a nosso favor a neuroplasticidade, ou seja, nossa capacidade de aprender, aprimorar, e nos adaptar a novos estímulos, estabelecendo novas conexões.